Projeto BIM | efeito Iceberg aquilo que não se vê para além da modelagem 3D

Projeto BIM como em toda inovação, ele também encontra dificuldades de aplicação no seu início e arquitetos, engenheiros e designers de interiores acabam passando pelo que chamo Efeito Iceberg.

Farol na geleira horizonte infinito do BIM

Sabe, aquilo que você não consegue compreender do BIM? Hoje, vou ajudar você com as suas dificuldades e te apresentar a partir de uma perspectiva, um caminho para você migrar do processo tradicional de projetar, para o processo de projetar em BIM. Se você tem interesse em saber como seu negócio deverá ser conduzido com a metodologia BIM e não ficar de fora do mercado, então, não saia daí! Este é um resumo do meu artigo que você que precisa ler!


Introdução

Olá, seja bem-vindo. Eu sou Alexandre Barone arquiteto e urbanista. E você está no meu Blog. Para você que é arquiteto, engenheiro, designer de interiores e técnico em edificações esse é o lugar onde eu e você juntos podemos mais! Onde você encontra tudo sobre Projeto de arquitetura sua concepção, execução e gestão conduzida pela metodologia BIM. Aqui compartilho também com você meu trabalho com a metodologia BIM, e onde busco promover parcerias para o meu Projeto de arquitetura BIM, tudo em conformidade com a Estratégia BIM BR do governo federal. Eu sempre tive interesse em ajudar, o máximo possível, as pessoas a resolverem seus problemas com a metodologia BIM e por isso compartilho minha experiência, por meio do meu trabalho com a metodologia BIM onde consolidei, tudo o que é necessário para você dominar da metodologia e com o Projeto BIM atender a sua realidade.

Resumo

Vou te apresentar hoje, alguns argumentos sobre as mudanças no processo de projeto de arquitetura que considero de extrema relevância para sua compreensão e que chamo de efeito Iceberg, ou seja, ‘aquilo que não se vê da superfície de um Iceberg’ e portanto, procuro com esses argumentos, apresentar uma perspectiva para minimizar o efeito dessas dificuldades encontradas por você para migrar do processo tradicional de projetar para o processo de projetar em BIM.

Contexto

Estamos vivendo, neste início do século XXI uma nova realidade na construção civil, o BIM, que consiste em uma metodologia de projeto digital de arquitetura, que gera um modelo virtual da construção com informações consistentes referentes as características de tudo que será construído e utilizado na obra, trazendo ao projeto de arquitetura e ao seu orçamento maior transparência e precisão. Sua revolucionária gestão em tecnologias conectadas beneficiam tanto os contratantes quanto a cadeia de produção, trazendo agilidade na tomada de decisões sobre o planejamento e a construção de um empreendimento, por meio da comunicação precisa conectada e em tempo real do seu banco de dados, desde o seu início.

Como resultado do momento histórico em que a tecnologia da informação se tornou o cerne e o caminho natural para aumentar a competitividade dos setores industriais, no setor da construção civil, o BIM como toda inovação tem em suas mudanças encontrado dificuldades de aplicação no seu início e que pode causar um efeito sobre nós arquitetos, engenheiros, designers de interiores e técnicos em edificações que costumo chamar de Efeito Iceberg.

Conclusão

Neste artigo, espero ter ajudado você, respondendo à questão de como o meu Projeto de arquitetura BIM é uma grande oportunidade para você migrar para o BIM e superar o efeito Iceberg.


                                                                                                                                         Próximo


Sendo este conteúdo útil para você deixe seu comentário, inscreva-se, compartilhe e clique no gostei! Logo abaixo estão os nossos links.