O que é BIM | Modelo da Informação da Construção

Você sabia que é possível planejar e construir um imóvel com mais segurança, economia e sem dor de cabeça? Essa solução chama-se metodologia BIM, e o especialista arquiteto Alexandre Barone pode ajudar você.

Imagine poder visualizar como sua casa ou construção vai ficar antes mesmo de começar a obra, como se você pudesse “enxergar o futuro” do projeto. Com essa tecnologia, qualquer mudança ou ajuste é feito de forma rápida e fácil, sem desperdício de tempo ou dinheiro. Além disso, o modelo da informação da construção (BIM) ajuda a organizar tudo: materiais, custos, prazo da obra e até mesmo detalhes que garantem economia no dia a dia, como energia e manutenção.

logomarca-bim3nacional-b3-treinamento-revit-arquiteto-alexandre-barone
logomarca treinamentos e consultoria Alexandre Barone

Se você nunca construiu ou reformou, não se preocupe. Alexandre Barone é especialista em transformar ideias em realidade, usando a metodologia BIM para garantir que seu projeto seja um sucesso. Ele está pronto para te ouvir e transformar seu sonho em algo concreto.

Entre em contato com Alexandre Barone agora mesmo e descubra como o BIM pode facilitar sua vida. Não deixe de aproveitar essa oportunidade para construir com mais confiança e planejamento!

O vídeo abaixo pode ajudar a você entender como o BIM ajuda na construção civil

tradução livre do conteúdo do vídeo:

O que é o BIM?

BIM é muito falado atualmente na indústria da construção, mas o que é na realidade BIM, para que serve e quem o deve utilizar?

Alguns dizem que o BIM é um tipo de software. Outros dizem que o BIM é o modelo 3D de edifícios. Outros ainda que é um processo ou que o BIM não é mais que uma coleção organizada de todos os dados do edifício. BIM é tudo o que foi dito atrás e mais.

Em termos leigos, quando se trata do BIM, tudo começa com um modelo 3D digital do edifício. Este modelo, contudo, é mais que uma simples geometria e algumas texturas interessantes adicionadas para sua visualização. Um verdadeiro modelo BIM consiste dos equivalentes virtuais dos componentes reais construtivos utilizados para criar um edifício. Estes elementos inteligentes são o protótipo digital dos elementos físicos do edifício, tais como, paredes, pilares, janelas, portas, escadas, etc, que nos permitem simular o edifício e compreender o seu comportamento antes de a construção real começar.

Qual a utilidade do modelo BIM?

Visualização 3D

Com certeza o uso mais básico de um modelo BIM é para criar visualizações realísticas do edifício planeado. O modelo BIM ajuda nas decisões de projeto comparando várias alternativas de design e para a “vender” do projeto ao cliente, à comunidade local ou a outros interessados.

Gestão de Alterações

Já que os dados são armazenados num local central num modelo BIM, quaisquer alterações ao projeto do edifício serão automaticamente replicadas em cada vista. Isto não só ajuda a criar a documentação mais rapidamente, como também, permite uma garantia de qualidade rigorosa através da coordenação automática das diferentes vistas.

Simulação da Construção

Os modelos BIM contêm mais que apenas dados arquitetônicos; Possuem informação sobre disciplinas de engenharia, informação de sustentabilidade, e outras características que podem ser facilmente simuladas bem antes da construção real.

Gestão de Dados

O BIM contém informação que não está visualmente representada de todo. Informação de planeamento, por exemplo, clarifica as necessidades de mão de obra, coordenação e tudo o que possa afetar o cronograma do projeto. Custo faz, também, parte do BIM, permitindo-nos ver como o orçamento ou o custo estimado do projeto poderão estar numa dada altura durante o decurso da construção.

Os dados num modelo BIM não são apenas úteis durante a fase de concepção e construção de um edifício, mas podem ser úteis ao longo de todo o ciclo de vida do edifício, ajudando a reduzir os custos de operação e gestão dos edifícios, que são significativamente maiores que o custo total de construção.

Com todas as vantagens que o BIM tem para oferecer, não deixe que a sua concorrência “chegue ao BIM” antes de você!



Postagem Anterior Próxima Postagem